top of page

Parceria BASF & Integrare gera negócios e promove diversidade e sustentabilidade

Atualizado: 3 de mar. de 2022





Iniciada em 2011, a parceria entre a BASF e o Integrare é um bom exemplo de como a conexão entre pequenas e grandes empresas geram ótimos resultados. Nas palavras de Marcelo Leonessa, vice-presidente da área de Compras Corporativas para América do Sul, a BASF tem uma relação importante com o Integrare, especialmente na conexão com fornecedores de diversidade e sustentabilidade. “Essas são causas que a BASF promove e divulga para seus clientes e aplica na prática com essa cadeia de valor, com a ajuda do Integrare”.


Um dos primeiros passos para que essa parceria gerasse negócios de forma concreta e estruturada foi entender quais eram as dificuldades enfrentadas pelas empresas apoiadas pelo Integrare. “Percebemos que a burocracia era uma barreira a ser vencida e que, para isso, precisávamos otimizar o processo de cadastramento e homologação das empresas como fornecedores da BASF. Além disso, era preciso um esforço bilateral para que essas empresas conseguissem se estruturar dentro dos requisitos exigidos para atender grandes empresas”, descreve Leonessa. “Hoje, a BASF conta com uma base de 20 fornecedores ativos, parceiros do Integrare e de altíssima qualidade, que nos atendem em demandas de serviços e produtos gráficos”.


Road Show virtual e pandemia do COVID-19


Juntos, a BASF e o Integrare já organizaram quatro Road Shows, sendo três deles presenciais, com o propósito de apresentar as empresas da base de fornecedores do Integrare aos clientes internos da BASF (áreas de negócios e serviços). O objetivo é que elas apresentem seus produtos e soluções, conheçam as demandas da empresa e criem interação com áreas.


“No último Road Show, promovido de forma on-line por conta da pandemia, abrimos para participação de outras empresas parceiras, a fim de aumentar a visibilidade do Integrare e dos fornecedores associados, para geração de negócios com clientes quando mesmo porte que a BASF”, destacou Marcelo Leonessa.


“O Integrare contribuiu direcionando os fornecedores capazes de nos atender e manter suas entregas de maneira eficaz, mesmo neste período de pandemia. Todos os setores tiveram reduções de negócios e conosco não foi diferente. Mas conseguimos manter essa relação comercial e de ajuda mútua. Sabemos que é uma dificuldade passageira e que as ações do Integrare estão direcionadas a fomentar negócios agora e ainda mais depois desse período”, reforçou.


Benefícios de ser um associado Integrare


Para o vice-presidente da área de Compras Corporativas da BASF para América do Sul, fazer parte do Integrare permite que a empresa dê suporte à diversidade e à sustentabilidade de forma prática, dando valor e reconhecimento aos fornecedores de grupos minorizados. “O Integrare preenche essa lacuna de aproximar pequenas e grandes empresas, complementando o portfólio de produtos e serviços de excelente qualidade e com custo competitivo. Isso faz com que continuemos como associada e nos motiva a promover o Integrare para outras empresas”.


Um dos projetos da BASF que será realizado em conjunto com o Integrare ainda em 2020 será um trabalho de mentoria e consultoria para pequenas empresas de diversidade com profissionais da área de Compras da BASF. “Com este novo projeto, queremos explicar os procedimentos de licitação e compras das grandes empresas, promover integração entre os fornecedores, além de divulgar, fortalecer e capacitar as empresas atendidas pelo Integrare para atendimento a outras empresas e segmentos de negócios”, finaliza Leonessa.



bottom of page