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Desafios e oportunidades de diversidade para o mercado de marketing


Nesta entrevista, conversamos com Simone Gasperin, Head de Marketing e Growth na BPool. Ela conta sobre como o tema diversidade e inclusão é um pilar importante para a empresa e como existem muitas conexões e oportunidades para que ações sejam efetivadas. Além disso, também explica a importância da parceria com o Integrare e como se tornar um fornecedor certificado, reforça o compromisso de transformação para as áreas do marketing, comunicação e publicidade.


01 - Fale um pouco a atuação da BPool e como o tema diversidade e inclusão é trabalhado?

Somos um Enterprise Gateway Marketplace estabelecido para transformar a contratação de serviços de marketing. Conectamos empresas a talentosos parceiros de comunicação independentes, num formato ágil, simples e eficiente, através de um só cadastro. Entre nossos clientes estão Unilever, Novartis, TikTok, Nestlé, Reckitt.

A diversidade sempre esteve presente na composição do nosso pool de parceiros, que atualmente conta com mais de 500 instituições, entre elas butiques, estúdios e agências e mais de 2.700 freelancers, das mais diferentes disciplinasdentro do marketing.

Eu estou na BPool desde 2022, como Head de Marketing e Growth e também líder do projeto 50+1, produto que nasceu justamente como uma evolução da nossa atuação, buscando alavancar investimentos de marketing, comunicação e publicidade junto a parceiros liderados por representantes de grupos diversos: mulheres, pessoasnão-brancas, LGBTI+ e PCD’s.


02 - Na sua visão quais hoje são os principais desafios da BPool em relação à diversidade e inclusão?

Entendemos que embora as marcas queiram se associar a empresas com diversidade nas lideranças, ainda existem alguns impeditivos:


- Descoberta: as marcas não têm as ferramentas para encontrar empresas e pessoas.

- Empresas de grupos diversos que estão apenas começando não conseguem se registrar comofornecedores de grandes empresas.

- Serviços de marketing de empresas diversas ainda precisam ser mais ativamente fomentados eformados para aumentar a oferta.


Nossos esforços estão concentrados em facilitar e acelerar esse acesso, causando impacto na nossa indústria de serviços de marketing. Estamos num momento importante, com o produto 50+1 estruturado e já contando com agências relevantes como nossas parceiras e também nos apoiando na ampliação do número de parceiros liderados por pessoas de grupos de diversidade.

03 - E dentro desse cenário, como você vê a parceria com o Integrare e as oportunidades de projetos quepodem ser desenvolvidos com os fornecedores da plataforma?

Estamos muito felizes e empolgados com essa parceria. Recentemente a BPool estabeleceu uma associação com o Integrare e essa iniciativa reforça nosso compromisso na transformação do mercado, contribuindo com o desenvolvimento e inclusão de grupos sub-representados, apoiando empresas de pessoas com deficiência (PcD), afrodescendentes e indígenas.

Em um contexto de forte cobrança por posturas alinhadas aos pilares de ESG, esse movimento de certificação éessencial para que nossos clientes possam reportar seus investimentos em empresas lideradas por grupos sub-representados e se beneficiarem de orçamentos reservados para essa frente.


04 - Como a BPool pode auxiliar os pequenos negócios conduzidos por representantes de grupos de minorias?

Justamente nessa conexão e oportunidade de trabalhar em projetos com grandes clientes que estão buscandotrazer diversidade para seus investimentos de marketing. De forma mais tática, podemos mencionar:

- Onboarding, treinamento e suporte no uso da plataforma BPool;

- Convites para projetos para marcas dos nossos clientes;

- Conversas com clientes por meio de chemistry meetings agendadas via plataforma;

- Projetos contratados de forma transparente e justa macrogerenciados pela BPool;

- Treinamento e ferramentas de práticas recomendadas do mercado;

- Possibilidade de antecipação de recebimentos.



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